Como Ter Motivação Para Estudar SEM Desistir [Infográfico]

Publicado por Ziee Rodrigues
Motivação para estudar

Antes de falar sobre como ter motivação para estudar, é importante esclarecer o que, de fato, é motivação.

Motivação, como perceptível na própria expressão em si, é o MOTIVO para a ação, a sua intenção por trás de algo que você está fazendo atualmente ou pretende fazer futuramente.

Você até pode continuar estudando sem sentir-se motivado, mas saiba que o seu desempenho no processo de aprendizagem será o principal afetado.

O que não parece nada bom, não é mesmo? Pois é, eu também acho...

E é exatamente por isso, que neste artigo eu irei dividir com você, algumas dicas simples, porém transformadoras, que eu mesma já apliquei, ainda aplico e pretendo continuar aplicando, para ter e manter a minha motivação tanto nos estudos, como também em todas as outras áreas da vida.

Então, preste atenção, reflita e surpreenda-se com os resultados após a prática!

Você também comete esse erro ao estudar?

Na hora de aprender algo novo, é comum sairmos por aí feito loucos atrás de fórmulas e metodologias de estudo aleatórias, com a triste ilusão de que apenas isso será o suficiente para aprendermos o que desejamos.

O problema é que o tempo passa, os resultados não aparecem, e você acaba percebendo que não é bem assim que o processo de aprendizagem funciona.

E eis aqui uma das possíveis causas da sua frustração: a falta de motivação.

Porque SIM, se sentir motivado para estudar é um aspecto importante na hora de aprender.

E o motivo disso não poderia ser mais óbvio: você é um ser humano!

E como tal, possui necessidades físicas, mentais e emocionais que também precisam ser levadas em conta, pois são elas que vão ditar boa parte das suas atitudes na vida - incluindo a sua performance nos estudos.

Então, ao invés de se importar apenas com o ato de estudar, preocupe-se também na máquina que faz toda essa engrenagem girar: você.

Busque por autoconhecimento, trabalhe para desenvolver hábitos mais produtivos e invista na construção de uma mentalidade vencedora.

Pois, no final, isso tudo pode até parecer "clichês de autoajuda", mas convenhamos que você não estaria lendo esse artigo agora se essa realmente fosse a verdade...

Fique ligado no seu aprendizado!

Cadastre seu email abaixo para receber as melhores dicas, técnicas e métodos de aprendizagem.

E não se preocupe: jamais te enviarei spam e você é livre para sair quando quiser 😁

Tenha objetivos motivadores

Objetivos motivadores e relevantes
Poucos reconhecem a importância de estabelecer objetivos de alto nível de qualidade e graças a isso, deixam de investir tempo e atenção nessa tarefa.

Geralmente eu passo horas, dias, e até mesmo semanas, pesquisando e analisando cenários diferentes antes de definir os meus objetivos, pois eu entendo o valor deles como elemento de motivação.

E embora existam razões suficientes para todo esse investimento de tempo e energia, eu citarei apenas duas essenciais:
  • Não conseguimos enxergar novas possibilidades quando focamos apenas no óbvio, e olhar por um ângulo diferente é algo que dá trabalho.
  • Objetivos medíocres sempre acabam sendo deixados para mais tarde, ou seja, são agentes propulsores da procrastinação.
Mas como estabelecer objetivos relevantes de verdade?

Para mim, um objetivo relevante é aquele que possui três características principais: ele é específico, simbólico e desafiador.

Características de um objetivo relevante que motiva

Quando perguntamos à alguém por que essa pessoa quer aprender algo, as respostas não variam muito...

"Aprender inglês para ter um emprego melhor".

"Entrar na faculdade para ser bem sucedido".

E qual é o problema desse tipo de objetivo?

Um dos maiores problemas desse tipo de objetivo, é que ele é muito genérico e não diz nada sobre o que a pessoa realmente deseja, pois afinal o que é ter um "emprego melhor"? O que é ser "bem sucedido"?

O conceito de sucesso é relativo e tende a mudar de pessoa para pessoa, de acordo com a sua realidade de vida.

Por causa disso, o seu objetivo precisa ser o mais específico possível, para que além de ter a noção exata de onde quer chegar, você também consiga visualizar-se realizando ele.

O objetivo que irá te motivar à estudar, também precisa ser simbólico, isto é, carregar um sentido, uma espécie de "causa" que te proporcionará a sensação de pertencimento, diferente de simplesmente "ganhar bem".

Dinheiro é uma necessidade básica, o que significa que você precisará dele para sobreviver de qualquer maneira, sendo parte do seu objetivo ou não.

E por último, mas não menos importante, certifique-se de que seu objetivo é minimamente desafiador.

Objetivos desafiadores irão despertar em você um forte desejo pela superação, além de fazer com que você se sinta capaz e confiante para o que vier pela frente.

Aumente a sua motivação definindo metas 

Objetivos e metas
Ao definir seus objetivos, sempre os separe em dois grupos: Objetivos principais e Objetivos secundários.

Eu não sei se você sabe, mas o nosso cérebro simplesmente adora recompensas rápidas, e por causa disso, acaba sofrendo quando precisamos trabalhar em algo que demorará para dar resultado.

Sendo assim, uma maneira eficaz de manter-se motivado, é dividir o objetivo principal em vários outros secundários, que poderão ser alcançados durante o percurso, servindo como um incentivo constante.

Os objetivos principais normalmente serão maiores, mais complexos e realizáveis a longo prazo.

Enquanto os objetivos secundários ou metas, são menores, mais simples e realizáveis a curto prazo, já que estão inseridos dentro do objetivo principal, funcionando como etapas de um processo.

Escute, conheça e acompanhe histórias de sucesso

Histórias inspiradoras de sucesso
A minha infância não foi fácil.

Eu lembro que um copinho de iogurte era um luxo para mim e meus irmãos, mesmo com nossos pais trabalhando duro para que no fim de semana tivéssemos ao menos isso de sobremesa.

E o que me ajudou a acreditar e prosseguir mesmo com a minha origem gritando que eu não ia conseguir, foram histórias de vidas inspiradoras de pessoas que persistiram e venceram.

O poder de uma história real

"Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa."
Histórias carregam sentimentos, emoções e conexões profundas entre as pessoas.

Afinal, pense comigo: se foi comprovado que alguém em uma situação semelhante ou pior que a sua conseguiu, por que então você não conseguiria?

E quanto mais você se identificar com a história, melhor, já que esse fator a fará ainda mais próxima da sua realidade atual.

Histórias reais te guiarão nos momentos difíceis, te ensinando lições valiosas e provando que SIM, é possível para você também.

Influência social e força de vontade

Influência social e força de vontade
Você certamente conhece a frase "Diga-me com quem andas e te direi quem és", além de provavelmente já ter escutado o conselho "Cuidado com as más influências".

Talvez o tom dessas frases seja um pouco exagerado, porém, isso não anula o valor das afirmações.

É um fato comprovado cientificamente, que boa parte das nossas atitudes são influenciadas pelo ambiente em que vivemos, ou seja, nossas relações sociais.

Basta pesquisar no Google por "Conformidade social" que você já encontrará experimentos e pesquisas que demonstram a nossa tendência em acompanhar o comportamento do grupo.

Não tem como fugir, não controlamos, ocorre naturalmente, aos poucos, sem ao menos percebermos.

Cuidado com aqueles que te cercam

As pessoas te influenciam do mesmo modo que você as influencia, o que exige uma postura ainda mais cuidadosa da sua parte.

Portanto, além de evitar conversas e relacionamentos tóxicos que não adicionam nada em sua vida, reflita também sobre o seu papel na vida das outras pessoas.

Vídeo: Como Definir Metas SMART Para Atingir Objetivos


Mantenha com você um resumo de todo o conteúdo do artigo e do vídeo, baixando gratuitamente a versão em alta resolução do infográfico "Motivação nos estudos" aqui.

E aí, o que você achou deste conteúdo?

👇 Deixe a sua opinião através de um comentário.

Carregar comentários